O Blog

No começo eu só queria contar detalhes da minha vida em Toulouse para minha família e amigos curiosos. De repente comecei a ter necessidade de escrever, foi nascendo um diário de crônicas, foram surgindo seguidores, leitores, a vida foi tomando outro curso. Após 1 ano e quatro meses na França, idas e vindas para o Brasil estou diante de mais um ponto de bifurcação, voltando às minhas origens para dar continuação ao blog e a vida. Você está convidado a participar desses próximos capítulos e a se perder e se encontrar nessas novas estradas estrábicas.

sábado, 11 de junho de 2011

O jardim dos porquês


Acho que todo mundo tem na vida aquela pessoa sem a qual não imaginamos a nossa existência. Talvez algumas pessoas tenham mais do que uma. Não me refiro à namorados, maridos ou companheiros. Na minha vida essa pessoa é meu pai, meu salvador, meu irmão, meu parceiro de todas as horas.
Já vivi muitos momentos que pareciam ser os mais tristes da minha vida e que isso não soe como uma reclamação ou um melodrama. Entretanto, acho que nunca tive muito tempo para perguntar os “porquês” . Porque tenho uma irmã deficiente? Porque minha mãe não tem jeito de mãe? Porque ela abandonou as filhas? Porque a minha irmã não entende isso? Porque eu tenho que ser mãe delas? Porque eu tive que internar minha mãe a força? Porque minha irmã entrou em coma quando eu estava sozinha com ela? Porque, porque, porque? E que se danem os porquês... Juro que nunca fiz tantas perguntas como agora. Mas nem quero saber as respostas... Descobri que tenho em mim um solo fértil de onde brotam flores coloridas e arvores fortes cheias de entusiasmo, energia, sorrisos...Isso também não sei porque, mas talvez responda porque já consegui tantas coisas maravilhosas até hoje.
Ontem, dia do aniversário do meu pai, eu tive uma notícia e aí sim, eu questionei o “porquê” e me senti no momento mais triste da minha vida. Aquele cara, que apesar dos tropeços, protegeu o solo Mariana do vento, do sol, dos monstros, regou aquelas plantinhas, as ensinou fechar os olhos quando tudo estivesse de pernas pro ar...Aquele cara que semeou muitos outros sentimentos, adubou o terreno “filhas” com alegria, de coração aberto....Aquele cara, aquela pessoa responsável por quem eu sou hoje, está agora no hospital, com leucemia, sendo espetado por mil agulhas, enfermeiras e médicos... Poderia colocar aqui tudo que estou sentindo agora e talvez por isso tenha começado a escrever, mas sinceramente ainda não sei o que colocar.
Porque? Deve haver um possivelmente, talvez eu nunca descubra, não faz mal. Por enquanto vou regando meu jardim com minhas lágrimas, esperando o sol nascer de novo trazendo novas perguntas. De qualquer forma: Eis o mistério da fé!

4 comentários:

  1. Querida Mari, há diversos acontecimentos em nossa vida que nos perguntamos: "por quê?", "e agora?", "o que fazer?". Não são as palavras que responderão... É o tempo, o abraço, o colo, a força que você nem sabe de onde vem (mas ela vem), o "sentir", o "aprender", o "amor" e tantas outras coisas que encontrará que vão certamente lhe confortar! Acredito muito que tudo tem uma razão de acontecer! Tenha fé e saiba que meu colo está aqui para o que precisar!!! Conte comigo!!!!!!!!!!! "Fé em Deus e pé na tábua..." Sinta-se carinhosamente abraçada! Beijo grande com carinho, Carol.

    ResponderExcluir
  2. Mariiii Força garota, força...

    Saiba que voce tem muitas pessoas a sua volta, para o que precisar, sou uma delas...

    Conte comigo, ok?

    Força

    ResponderExcluir
  3. ...tbm me pergunto de tantos pqs, alguns até parecidos com o seu, pq sempre morei com minha mãe e ainda gostaria de descobrir como é esse amor, pq o meu maior super herói teve cancer maligno no estomago e intestino e teve que sofrer tanto,e eu mais ainda, pq as pessoas se vao?
    pq eu sempre fico doente?? pq eu nunca saro!!??
    pq sempre q eu vou no HC tem sempre um novo amigo uns se chamas sindromes, outros miomas, outros tumores...pq meu rosto é torto,pq sou surde de um ouvido, pq corro o risco de ficar cega de um olho, na vdd pq corremos riscos todos os segundos de nossa existencias, pq fui escolher ed fisica?!, pq no unianchieta?!
    pq conheci pessoas maravilhosas que me ajudaram a carregar esses fardos, pq vc foi minha prof, pq e me identifico tanto contigo?!, pq que a cada pedra que desviamos no nossa frente aparece uma maior, mais pontiaguda, que nos faz chorar quando tentamos pula-la...
    nao tenho a resposta de muita dessas perguntas, e se vc me perguntar se eu gostaria que fosse diferente, algumas coisas direi q com certeza!
    mais ja que não são, eu vou juntar cada pedrinha e fazer meu castelo, e pq farei isso?!
    Não sei, nem quero perder o tempo de procurar essas respostas mas sim de viver cada segundinho com as pessoas que fazem a difereça a minha vida....
    Pq será q vc é tão especial?? eu não sei, mas importante é que alguem acha....

    ResponderExcluir
  4. Menina, vc é realmente um ser iluminado.... Capaz de emocionar a todos com suas palavras simples e ser modo de ver o mundo... Espero do fundo da minha alma que seu pai esteja melhor... Força e fé querida! Bjos Tamis.(e vê se dá logo um neném de presente pra ele kkkk ela vai gostar!)

    ResponderExcluir