O Blog

No começo eu só queria contar detalhes da minha vida em Toulouse para minha família e amigos curiosos. De repente comecei a ter necessidade de escrever, foi nascendo um diário de crônicas, foram surgindo seguidores, leitores, a vida foi tomando outro curso. Após 1 ano e quatro meses na França, idas e vindas para o Brasil estou diante de mais um ponto de bifurcação, voltando às minhas origens para dar continuação ao blog e a vida. Você está convidado a participar desses próximos capítulos e a se perder e se encontrar nessas novas estradas estrábicas.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Os pedreiros e o mestre-de-obras

Cheguei em Toulouse. A primeira coisa que pensei foi em ligar pro meu pai pra contar que tinha dado tudo certo. Bom, não deu, ainda não achei na França cartão telefônico intercelestial. Foi bom respirar ares franceses novamente, até o motorista do busão me dar uma patada, aí caiu a ficha de que já tinha chegado realmente. O mais legal foi ver que não me abalo mais com esse comportamento inconveniente, estou feliz de ter voltado.
Nesse tempo que passou achei várias vezes que desistiria, pelo tanto de coisas que foram aparecendo no caminho...No fim das contas percebi que a minha própria vida deve ser uma prioridade pra mim.
Aprendi tanta coisa em tão pouco tempo...por exemplo...não importa o quanto você se planeje, tudo pode mudar de repente e você nunca mais será o mesmo. Por isso é importante dar aquele beijo, dizer aquele negócio, comer aquele brigadeiro, comprar aquele vestido, tirar aquela foto. Depois pode não haver mais "aquilo", sua vida vai continuar e você talvez possa ter tido segundos de felicidade dos quais se lembrará eternamente.
Aprendi que por mais que a gente peça algo, com todas as forças, não ser atendido não significa que você pediu errado, ou que sua fé é fraca...o pedir faz bem pra gente e na hora não dá pra entender que o melhor para nós pode não ser o melhor para o outro (isso até agora estou digerindo). Posso até dizer que aprendi a rezar. Sempre tive o hábito de fazê-lo, entretanto, diante dos acontecimentos, me vi perguntando para muitas pessoas o melhor "jeito" de rezar...Mas também não vou te contar, cada um descobre isso de uma maneira.
Além disso, aprendi que na hora em que o mundo está desabando, sempre aparece alguém pra piorar as coisas. E elas pioram, eu te digo, como elas pioram! Mas aí aparecem cem outros alguéns pra te ajudar a assentar toda a poeira e recolocar tijolinho por tijolinho. Uns você já estava esperando, pois sabe que eles sempre estão ali, outros que você espera, simplesmente não dão as caras, e outros que você nem imaginava, te surpreendem chegando já uniformizados. Foi assim que consegui voltar para Toulouse e continuar vivendo e escrevendo as benditas "aventuras franco-brasileiras"... porque um tal "mestre de obras", desde que nasci, colocou na minha vida esses pedreiros sensacionais e inigualáveis para me pintar de outra cor, rebocar minha tristeza, me ajudando a recomeçar depois da destruição, me reconstruindo. Eu agradeço a você que por algum motivo também voltou a me ler (você deve ser um pedreiro). De qualquer forma, minha mochila com guarnições e primeiros-socorros já está pronta...vai que o engenheiro da vida resolve dar novas ordens?

15 comentários:

  1. Tenho muito orgulho de vc Mari, é isso ai não deixe a bola cair, estaremos sempre por perto, nao o quanto gostariamos mas...
    Bjos te gosto muito!

    ResponderExcluir
  2. Linda!!! Quando vi a sua foto com a cestinha na bike fiquei pensando exatamente sobre isso. É como se as coisas realmente importantes coubessem numa cestinha de bike e por isso devemos escolher bem o que vai ou não lá dentro. Boa sorte!!!
    Bjs
    Martina

    ResponderExcluir
  3. Belas palavras, obrigada por compartilhar seus aprendizados!!! Estamos aqui para o que precisar, viu? Fé em Deus e vamos que vamos... Saudades! Com carinho, Carol.

    ResponderExcluir
  4. Ana Carolina Amaral Rio30 de agosto de 2011 às 02:36

    Mari, Lindo o texto... Parabéns pela a sua coragem! Estou mto orgulhosa de ter uma amiga q não desiste nunca. Está sempre dando a volta por cima... Vc é um exemplo de vida! Boa Sorte ae! Um beijão c mta mta mta saudade, Carol [do RJ]

    ResponderExcluir
  5. Meu amor, não acredito que ele nos dê novas ordens, acho que ele vai dar um tempinho para nós, afinal precisamos recarregar as baterias. Somos gerreiras, vc é minha sucessora, nessa família maluca na qual fomos colocados. Quando li o texto estava vendo vc, exatamente como vc. é. Não adianta dizerem ao contrário, vc. é uma guerreira, e acima de tudo iluminada. Te amo muito. Bjs. Dinda.

    ResponderExcluir
  6. Mari, que lindo ler o seu texto! revigorante! Para quem, assim como vc, já perdeu alguém; é sempre importante lembrar e deixar bem fresco na memória a importancia de não deixar para fazer o que se tem vontade para depois, para amanhã...justamente porque pode não haver o depois!!!
    Com toda certeza você é uma guerreira e apesar de não estar perto de você, dá para sentir o quanto é guerreira, por não ter passado por tudo o que passou a toa...por ter aprendido coisas muito importantes e ainda compartilhar esse aprendizado com o mundo!!!
    Boa sorte na sua vida!!! Que você tenha muita luz, sabedoria e amor!!! grande bjo. Karen

    ResponderExcluir
  7. Chorando muito. Só digo isso.Se é que vc. me entende!
    Donana! ahahah

    ResponderExcluir
  8. Como eu te amoooooo... me sinto em muita falta com vc, mas ao mesmo tempo tranquila por saber que, mesmo assim, desse jeito estranho, sempre estarei por perto te acompanhando. E faço questão.
    Vou te mandar um email prá falar direito. Por hora, fica a admiração se sempre. Cada dia maior. Imensa. Como vc. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa, vou falar pra todo mundo que eu sou pedreiro!

    se cuida Mary, beijo!

    ResponderExcluir
  10. hello!!! dear Welcome home.kiss!!

    ResponderExcluir
  11. Que lindas palavras, isto é a vida.

    Apesar de não te conhecer, desejo que você seja muito feliz! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Guapita do coração. Vc sempre nos emociona com suas palavras aqui. As pessoas acham que ser pedreiro é fácil, que não requer conhecimento, experiência e dedicação....mas vc sabe que não é verdade né. Para poder reconstruir algo é preciso antes de mais nada observar e saber onde se pode e como se deve mexer. Palavras, presença, abraços e as vezes até o silêncio. Os tijolos estão alinhados, o reboco recolocado e a tinta secando. Suas energias estão renovando e essa alegria que vc tem e transmite a todos é que permite que você tenha com você uma equipe tão preparada e competente. Você construiu e permitiu reconstruir! Te amo guapita e fico feliz de poder me sentir parte desta turma de pedreiros! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Mari querida,
    Minha mãe costumava dizer que a gente ajuda quem está na nossa frente e precisa de um apoio no momento e, quando precisamos de ajuda, sempre aparecem os "pedreiros" como você chamou para ajudar. Não esperamos troca, mas lá no céu, os anjos fazem as contas.
    Estou com você em pensamento, enviando energias positivas com a certeza de que você terá muitas alegrias no futuro. Persista em seus objetivos e cultive, como você muito bem o faz, os seus amigos.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  14. Mari , como gosto de ler suas palavras aqui, esses dias pensei muito em você !!!
    Gosto tanto de ti e admiro, que tudo de certo ai ! Amei ler esse texto !!1

    Saudadess

    ResponderExcluir