O Blog

No começo eu só queria contar detalhes da minha vida em Toulouse para minha família e amigos curiosos. De repente comecei a ter necessidade de escrever, foi nascendo um diário de crônicas, foram surgindo seguidores, leitores, a vida foi tomando outro curso. Após 1 ano e quatro meses na França, idas e vindas para o Brasil estou diante de mais um ponto de bifurcação, voltando às minhas origens para dar continuação ao blog e a vida. Você está convidado a participar desses próximos capítulos e a se perder e se encontrar nessas novas estradas estrábicas.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

A tosse carioca



Sinceramente achei que passaria ilesa, ou ao menos não somatizaria aquelas mesmas sensações de exato um ano atrás. Passou rápido, turbulento, confuso e doloroso. E no dia 12 de Julho, completos 365 dias sem o Chicão, posso dizer que foi no mínimo, estranho. Eu vinha me preparando para isso, emocionalmente e espiritualmente, tentando encontrar um equilíbrio que fosse além de um contato de terceiro grau, o que me ajudou, claro, mas não foi o suficiente para eu não reviver aqueles últimos e súbitos momentos com meu pai. Passei o dia inteiro tendo inúmeras lembranças e praticamente nenhum controle sob elas. Coincidência ou não, no dia seguinte, estive a manhã inteira no hospital, com uma crise de tosse alérgica.

Ok, a data cabalística passou e eu estou melhorando. Reconstruindo minha vida aqui no Rio e contribuindo com tijolos para que minha mãe e irmã tenham novamente um alicerce.


A história de que o Rio continua lindo é bem verdadeira, e a cada fim de semana eu descubro mais um motivo para admirar ainda mais a cidade. O que tinha esquecido ou não conhecia bem em relação ao Rio é o caos no trânsito, que me parece pior do que já vivi em São Paulo; o atendimento ruim em 90% dos restaurantes e a banalidade de palavrinhas como "por favor" e "obrigada". Calma, não estou chamando o carioca nem de preguiço ou mal-educado. Sou contra os jargões repetitivos, o que gosto mesmo é de apreciar os choques culturais. Aqui é "normal" você chegar na Casa do Pão de Queijo e a atendente te dizer "Não tem mais pão de queijo e hoje não assamos mais não". Como assim? É normal não ter pão na padaria, chip na loja da Tim, gasolina no posto? Qual minha reação pra isso? Caras e bocas e algumas reclamações de vez em quando, já que mesmo muito paciente e positiva, não sou de ferro. O mais curioso é perceber que em 2 meses, isso passa a ser normal pra você também!



Se por um lado falta no Rio a delicadeza para receber os clientes, por outro sobra hospitalidade das pessoas que venho conhecendo. Não sei se é a veia carioca do nascimento ou se é uma necessidade mágica em se fazer amigos. Em pouco tempo fui abraçada por várias turmas que me ajudam tanto na adaptação à rotina carioca quanto na descoberta de mais uma Mariana. Tem a turma do surf que me tirou às 5h45 da manhã da cama quentinha, me fez ser confundida com as primas pernoitistas da Avenida das Américas e contribuiu para o meu quase afogamento. Tem a turma do Billabong hour, que me faz gastar o VisaVale da semana em apenas uma noite e fomenta a composição de novos funks "in loco". Há ainda a turma dos almoços que deixa o dia mais calórico e alegre. Sem contar a turma do skate, a turma da visita (que povoa minha casinha) e, claro minha turma/dupla amada que vive tudo isso comigo incondicionalmente!



Aí eu percebo que tossir, apesar de muito incômodo é só um detalhe, porque o tempo vai voar, a gente vai engasgar, mas vai sempre ter alguém de alguma turma que vai te abraçar e te mostrar que passar ileso pela vida não dá e no fundo nem deve ter, assim, tanta graça.

7 comentários:

  1. Silvia Helena Piantino Silveira16 de julho de 2012 às 13:24

    Bom dia amada, viver, amadurecer,se conhecer, se aceitar e se gostar ou não. Eis o segredo da vida. Adoro você.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia ler vc de novo... e sempre... e ainda me lembrando com MUITA saudade da Mary Funkeira que estou LOUCA prá rever... hahahahahahahaha. VAI POPOZUDA! Te amo demais!

    ResponderExcluir
  3. Mari, querida, melhoras pra tosse. O corpo é inteligente, né? Está expelindo resquícios que estão aí em você e precisam ser eliminados...
    Sonhei contigo esta noite. Está precisando de algo daqui de Valinhos? Estou aqui, qualquer coisa dê um grito!
    Bjs
    Martina

    ResponderExcluir
  4. Mariii, eu amo os seus textos... Ah q legal vc no Rio de novo!!! Poxa vida, só falta marcar um reencontro c a turma do "lote" (eu)! Saudades gigas... e tenho esperança d q vamos nos reencontrar em breve... bjos

    ResponderExcluir
  5. E chegando os novos capítulos!

    E o povo estranho, praia boa, cerveja as vezes quente, daquele cara gritando "ixkol ixkol ixkol, geladinha" com passos largos na areia da praia... Mas é a cidade maravilhosa! Né? Deve ser de mais viver aí. Cidade que é de uma zoeira que só, mas deve ser isso que faz o rio ser tão bom. Contrastes.

    Sucesso pra vc mais uma vez!

    Bjo!

    Rafa.

    ResponderExcluir
  6. Princesa, como sempre colocando as emoções em tudo o que faz. Parabéns! O Rio é assim mesmo, cheio de defeitos mas todos nós o amamos. Quanto à tosse, essa pegou a todos nós da família, no dia 12, a minha virou até bronquite. Estou de molho há 5 dias, com inalações, antibióticos e o capeta a 4. Vamos levando, a vida continua. Te amo muito, continue escrevendo pois ne conforta a alma. Beijos da Dinda.

    ResponderExcluir
  7. Mari, tambem estranhei o atendimento do RJ nessas minhas ferias....mais a paisagem, hospitalidade, os passeios, são maravilhosos....Aproveita sua nova fase, se tivesse visto antes que vc estava morando no Rio tinha tentado te encontrar ai...ADORO ler oq vc escreve..!!!! Deus abençoe vc minha Xara

    ResponderExcluir