O Blog

No começo eu só queria contar detalhes da minha vida em Toulouse para minha família e amigos curiosos. De repente comecei a ter necessidade de escrever, foi nascendo um diário de crônicas, foram surgindo seguidores, leitores, a vida foi tomando outro curso. Após 1 ano e quatro meses na França, idas e vindas para o Brasil estou diante de mais um ponto de bifurcação, voltando às minhas origens para dar continuação ao blog e a vida. Você está convidado a participar desses próximos capítulos e a se perder e se encontrar nessas novas estradas estrábicas.

terça-feira, 27 de março de 2012

As tatuagens que Toulouse fez em mim

Fiz uma tatuagem! Sim, uma mudança ou um "adendo-adorno" pra sempre. Porém, antes de falar mais sobre esse evento, queria só expressar a minha aflição em relação aos outros eventos antecedentes e concorrentes a este. Nem me refiro ao bom caráter da empregada que contratei para cuidar das meninas, que deu o ar de sua graça duas vezes e embolsou o dinheiro do transporte, muito menos ao retardado maníaco-religioso que assassinou as crianças na escola de Toulouse (para esse eu não tenho nem palavras). 

Estou falando do congresso internacional em Artes Marciais e Esportes de Combate, que tirou meu sono por algumas semanas, não por eu ser da comissão organizadora, nem por fazer horas a fio de tradução simultânea francês-inglês. Não! A responsável pela minha agonia descontrolada foi a bendita apresentação do trabalho que desenvolvi em Toulouse durante esse 1 ano e 3 meses. Eu que nem descobri o bebê de proveta, a cura do câncer ou um novo aplicativo pro Ipad. Eu só estudo o ensino dos esportes de combate na universidade e para pessoas com deficiência. E assim mesmo, a idéia de fazê-lo em francês estava me engolindo. Mesmo sem ter muitos problemas para falar em público e para muita gente, confesso: estava com dor de barriga antes do congresso. 

Perto de chegar minha hora, recebo um email da assistente social dizendo que a situação mãe-irmã estava um caos (bastante tranquilizador), minutos depois entram na sala os dois professores que analisei no meu trabalho com seus respectivos alunos, recém maiores de idade, para assistir a brasileira, única mulher do evento. Legal pensar que a sala estava cheia, (principalmente para uma leonina como eu), o problema foram os olhares dos professores durante minha reflexão sobre seu jeito de dar aula e, claro, os adolescentes infelizes que nunca viram outro sotaque além do francês toulousain. Entre testas franzidas e risadinhas no fundo da sala, eu me aproveitei do estrabismo para olhar "torto" aos que estivessem tirando minha concentração.
Balanço final: escutei alguns "bravos!" da platéia, passei 6 minutos do tempo permitido e ouvi do meu orientador que eu havia teatralizado a apresentação. Francês é um bichinho difícil de agradar! 
E assim foram as apresentações (teve outra além dessa) e junto com elas o peso das minhas costas!! Tive o privilégio de conhecer pessoas incríveis, rever pessoas queridas,  me aproximar de quem pouco conhecia. Saldo extremamente positivo!
E mesmo tendo que terminar a escrita do trabalho, aproveitei esses últimos dias para curtir intensamente os amigos que fiz aqui, obviamente, o melhor e maior presente de se morar no exterior...Além das lembranças... como a tradução em francês diz: o "souvenir" mais único, pessoal e eterno.
Por isso volto ao tema da tatuagem. Ouvi que se tatuar é coisa de gente imatura, gente louca, gente cool, gente grande, gente boa, gente à toa...sempre quis ter uma, mas nunca tive nada muito profundo ou especial para marcar em mim. Até não poder mais caminhar ao lado do meu pai. Então a vontade veio naturalmente, no intuito de deixar em mim a marca do amor mais lindo que já vivi. 

Por hora, vou fechando meu percurso e minhas aventuras (apenas) em Toulouse, levando na minha mala muito mais do ela pode carregar, mas tudo que cabe e transborda em mim e que desejo levar. Toulouse me tatuou teorias, livros, músicas, comidas, perfumes, pessoas, aprendizados, tombos e superações. 
Obrigada por ter  se arriscado em ler e mergulhar nas minhas aventuras e desventuras, por rir e chorar comigo, por me incentivar, me empurrar, me segurar, me entusiasmar! Sigo tatuada e transformada, pela dor, pelo amor, por este blog, por mim e por você...!

14 comentários:

  1. De nada, rs. Beijos
    Martina

    ResponderExcluir
  2. Ai, Mari, vc falou dessa dor de barriga e eu me lembrei de uma virose que tive antes de um show. Passei o show tomando soro e torcendo pra não ter nenhum piriri, rsrsrs. Mas o importante é que nós superamos!!!

    ResponderExcluir
  3. Te amo, amiga. Bem vinda de volta!

    ResponderExcluir
  4. Mari!! O Mumu aqui dos EUA le o seu blog e gosta muito de saber das suas caminhadas. Saudade de vc e do nosso Rio de Janeiro, do Botafogo, do papo furado... Saudade e bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mumu, feliz aniversário!!!! Ai, é mais forte que eu!

      Adorei saber que vc passeia por aqui! Saudades de tudo isso mesmo! Poxa preciso muito de companhia pra ver o nosso Fogão!!!! Quem sabe em breve não estaremos na nossa cidade maravilhosa, dando altas risadas e vendo o alvi-negro com uma geladinha?! O vida boa!! Se vier pro Brasil, avisa a gente!

      Beijo graaande!

      Excluir
  5. "Teatralizado a apresentação"... O amor pelo que faz, no coração de ouro do brasileiro, é algo que a maioria européia nunca saberá o que é. Nunca!

    Tatuagem "é coisa de gente imatura, gente louca, gente cool, gente grande, gente boa, gente à toa" quando este chega no estúdio e abre a pasta pra escolher. Escolher...

    E bom que as aventuras param somente por aí em Toulouse.

    Aguardamos mais! Mais! Mais!

    Não vai rolar uma enquete pra escolher o novo nome?

    Pra alegrar o dia.

    Three Legged Fox - I am
    http://youtu.be/QpBPY6y3Geg

    Bj, Rafa...

    ResponderExcluir
  6. Mari,

    Como sempre: Adorei seu texto!
    Parabéns Mari pelo seu trabalho que tem muito valor e significado a você, parabéns!
    Como você disse: "souvenir" mais único, pessoal e eterno." PARA SEMPRE!

    Seja bem vinda, ótimo retorno!

    Beijsoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada boneca! Você sempre fiel, hein?

      E o seu, não volta?

      Sugestões de nomes?
      Beijos!!

      Excluir
  7. Tão simples e tão complicada, assim é a vida né Mari?? Você teve uma excelente oportunidade pessoal e profissional de viver algumas experiências em terras estrangeiras. Parabéns pela assimilação de todos os momentos de altas e baixas energias. Acredito que tudo o que passou não foi por acaso e ja estava escrito nas estrelas...como eu tinha te chamado uma vez: ANJINHO: vc é uma pessoa abençoada e que eu tive o privilégio de conhecer. Conte comigo sempre...isso não é um tchau e sim um até logo: te vejo em Madrid..rsrsr
    Te adoro!!!!
    Bjaoo
    Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que declaração de amor, de amiga!!

      Graças a você me inspirei mais, aguentei com menos dor os momentos distantes do Brasil, da minha casa e fui construindo novos caminhos, nova vida!

      Vc faz parte dela,
      Beijos e abraços apertados, daqueles que só os brasileiros sabem dar!

      Excluir
  8. ah Mari.... vou sentir saudades dos seu textos lindos e inspiradores!!!
    rsrs!!
    bem vinda de volta ao Brasil!!
    beijos
    Gi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lindinha! Brigada pelo carinho! Foi bom ver vc me acompanhando nessa trajetória!
      A seguir cenas dos próximos capítulos!!
      Beijos Gigi!

      Excluir
  9. Agora acabou a "brincadeira", já pode vim morar no Rio logo, AGORAAAAAAAAA.

    ResponderExcluir