O Blog

No começo eu só queria contar detalhes da minha vida em Toulouse para minha família e amigos curiosos. De repente comecei a ter necessidade de escrever, foi nascendo um diário de crônicas, foram surgindo seguidores, leitores, a vida foi tomando outro curso. Após 1 ano e quatro meses na França, idas e vindas para o Brasil estou diante de mais um ponto de bifurcação, voltando às minhas origens para dar continuação ao blog e a vida. Você está convidado a participar desses próximos capítulos e a se perder e se encontrar nessas novas estradas estrábicas.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Santa fé, santa paciência!


Eu na eminência de retornar a Toulouse para tentar fechar mais um ciclo desta turbulenta vida. Difícil mesmo é não ter a certeza de que as coisas vão acontecer até alguns meros minutos antecedentes a elas. Assim o planejamento, a organização e porque não dizer, a motivação, parecem ir se esgotando e gotejando. Realmente, dois meses estão para Mariana assim como dois anos estão para a Ciclana. Cada capítulo um ou milhões de acontecimentos, cada semana uma ou centenas de reviravoltas, cada mês tantas histórias e tantas dúvidas. 
Início do caminho de Santiago - Espanha/2008
Sem entrar muito no juízo religioso, vou me ater a alguns sentimentos borbulhantes no momento. Sou católica, batizada e catequizada. Não porque meus pais me obrigaram, ou porque eram adeptos e me levaram. Não. Eu pedia à minha avó para ir a missa com ela, para me matricular no catecismo, para me ensinar o credo e a ave-maria. Inclusive, ouvi da minha biza, aos 12 anos que eu tinha vocação para seguir os passos de santa Mariana (uma menina que se tornou freira também nessa idade). Contei para meu saudoso paizinho e logo depois fui matriculada no jiu jitsu. Ok, segui a vida e canalizei minhas vocações e atributos em outras atividades nem tão "puras e canonizadas", mas “de bem”. E sempre "caminhei com fé", valorizando os momentos de alegria e me preparando para os frequentes furacões.   Mas hoje, venho por meio deste, fazer uma confissão, fora da igreja e longe dos padres.

Estou com medo. Medo de perder a fé.

Eu sei que o tempo de Deus (como dizem os que Nele acreditam) é diferente, que quando você acha que não vai aguentar, uma força estranha, vem e deve ser de lá. Também sei que não adianta tentar entender e perguntar "porquê", mas "para quê" e por aí vão os saberes populares, religiosos aos quais a gente se apega, muitas vezes só para ter algo a se apegar. O problema é que nos momentos difíceis todo mundo quer te dizer alguma coisa, na urgência de te ver bem. E aí, muitas dessas pessoas não percebem que economizar palavras nessa hora pode ser muito mais útil e confortante. Só a companhia, o estar ao lado ou segurando no colo, já são mais do que suficientes. Então, por favor, não me venha com esse papo de que Deus não nos dá um fardo maior do que podemos aguentar. Mesmo que seja verdade, ou que você acredite com todas as suas forças, eu te suplico: não me fale mais isso.
Exausta, até as vacas estavam mais dispostas

Como não pedir a Ele explicações sobre o tamanho e o kilos dos benditos fardos? Onde está o manual “Aprenda a lidar com seus fardos em 5 semanas”? Ta bom, que sejam 30 anos, mas a vida inteira para saber O QUÊ fazer com eles não seria demais?
Mais uma confissão: essa semana eu anunciei, Aqui jaz uma pessoa paciente.
Outra confissão: eu amo esses fardos. Amo de verdade e tudo que fiz até hoje foi movida por esse amor.
Uma explicação: na fase atual estou me referindo à minha irmã, que tem síndrome de Rubisntein Taybi, é mais inteligente que eu e a família inteira, está triste e desmotivada a viver. Não quer ir para escola, cuidar da diabetes, se divertir, seguir em frente. Desde que chegamos em Campinas sua razão de acordar para mais um dia é ver a agradável novelinha dos Rebeldes.
Outra explicação: me refiro também à minha mãe que desde a separação do meu pai (há uns 10 anos) desistiu completamente de viver. Suas razões para acordar são a falta de calmante para continuar dormindo. E quando acordada suas maneiras de fazer o dia passar são me ligando 30 vezes por hora, dizendo as mesmas coisas e pedindo tudo que não faz sentido.

Peregrinos amados 

Portanto, essas duas explicações juntas resumem meu dia-dia e minha incansável tentativa de fazê-las querer voltar a vida, cada uma do seu jeito. E eu venho tentando, pedindo ajudas e aceitando também de todos os lados e religiões. Mas essa semana, quando ainda fui bombardeada por advogados me coagindo a confessar, não pecados, mas dívidas que não são minhas, eu pensei...Vou jogar a toalha. E nessa hora, fui lembrada que se eu fizer isso, posso ser judicialmente indiciada por abandono de incapazes. Uau, emocionante, não é mesmo? A justiça é surpreendentemente... “justa”!

Entre uma reza e um choro, um pecado e uma confissão, uma benção e um castigo, eu juro, que temo fraquejar. Mas imploro de joelhos que a fé não me deixe, que a paciência ressuscite ao terceiro dia e que o amor resista ao peso inexplicável das cruzes.



As fotos do íncrivel e longo caminho de Santiago realizado em 2008 ilustram religião, força física e psicológica na companhia de pessoas muito especiais. Qualquer semelhança com o momento atual não deve ser mera coincidência. 

20 comentários:

  1. Mari, força. O fardo é pesado sim e quem diz que nao dá trabalho é porque nunca deve ter carregado fardo algum... Força! "Há esperança para o ferido, como árvore cortado, marcado pela dor... Ainda que na terra envelheça a raiz e no chão abandonado o seu tronco morrer, há esperança pra vc..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, que forte! Obrigada! (Mas quem é??)

      Excluir
    2. A eterna xará (de nome E sobrenome ;)

      Saudade!!!

      Excluir
    3. Hummm que honra tê-la como leitora! Saudades!!

      Excluir
  2. Mari, conversamos pouco naquela noite, mas sua fé e garra ficaram marcadas na minha memória e no meu coração.Compreendo toda sua dor e desejo de deixar tudo e ir embora... Mas força, garra, fé e muito amor vc tem de sobra. Bjos e saudades de vc. Sua amiga Cecília aqui de Fortaleza-Ce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ceci, sua pulseira e as lembranças das nossas risadas aquele dia me lembram como a vida nos da presentes todos os dias...te conhecer foi sem dúvida um deles! obrigada pela torcida vibrante! Beijo grande

      Excluir
  3. Oi Mari!
    Tenho lido algumas postagens suas, realmente, são tocantes e inteligentes!
    Hoje,senti uma vontade grande de escrever aqui.
    Tenho também passado por voltas e reviravoltas há um bom tempo (a principal delas é o tratamento de um câncer de minha mãe). Somos eu e meus pais por aqui...família longe...e me divido entre me preocupar em como ela (está indo todos os dias para a Unicamp) e dar conta do meu trabalho, no qual tenho ouvido e visto dos pequenos e sofridos alunos, uma realidade dura e implacável.
    Quando li seu texto, me veio à mente estas dores quase que insuportáveis, advindas de conflitos internos e externos...como é duro!
    Mas, ao mesmo tempo, me veio a vontade de te dizer...não dos fardos, não do tempo de Deus, mas da FÉ. Mesmo em um túnel longo e estreito, é ela que clareia, lá naquele finalzinho, muitas vezes quase que imperceptível, os motivos que nos fazem lutar a cada minuto de nossas vidas, que faz abrir um sorriso em meio às lágrimas...essa é a FÉ!
    Um dia mais fraca, um dia mais forte que nunca, ela te sustentará! Não desista, não jogue a toalha, não perca a fé!
    Nestes momentos de fraqueza, sem ao menos imaginar, Deus, através de pessoas que nem imaginamos, nos mostra sua preocupação...a seguir, colocarei parte de um trecho de um e-mail que recebi de uma amiga de trabalho que, sem ao menos eu falar nada, apenas de me observar,enviou-o a mim...ao chegar em casa, me deparei com isto. Diz:

    "...é interessante que no versículo 10 ele cita que a vida está gasta em tristeza, infelizmente eu me sinto assim, mas aí Ele diz: Confiei em ti Senhor, Tu és o meu Deus. Sabe, quando chega o último versículo, é um consolo: Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR. Salmos 31:24
    Com certeza Ele tem visto sua dedicação e sabe que você está "aflita", mas Ele te capacita. Ele vai te mostrar Mi como trabalhar dentro do que parece ser impossível..."

    Mari, permaneça firme! Orarei por você! E quero deixar regitrado aqui uma passagem bíblica que gosto muito:

    "quanto mais fraco, mais forte estou".

    Um grande beijo!
    Michele - FEF 01N =-) !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi querida! Vc é linda! A sua fé é contagiante! Não te imaginava por aqui, mas acredito que tenha um dedo Dele te colocando no meu caminho. Essas palavras vem sendo lidas diariamente. Melhor do que escrever é ver a reação de quem le. A sua além de confortante, foi necessaria e renovadora!! Estou na torcida para que vc tb encontre equilíbrio em sua vida, e que a saúde acompanhe todos vcs. Um grande beijo

      Excluir
  4. Maryjane... Que ousado alguém tão 'ausente' dizer algo nesse momento né. Ainda assim me sinto no direito. E não vou dizer nada sobre Deus, fardos e afins. Só queria dizer que tô aqui. Da minha maneira, mas com todo o coração.

    ResponderExcluir
  5. Mari, querida, sinta daqui meu abraço e meu colo. Estou contigo aqui nos meus pensamentos. Você não é diferente de ninguém, todos têm suas dúvidas e medos e creio que as situações difíceis vem para por nossa fé em cheque. Mas, lembre-se que por trás de todos estes medos há uma voz, ainda que sufocada, de uma mulher linda e forte te dizendo: siga em frente. Não deixe que estes medos te impeçam de ouvi-la, mesmo que bem de longe. E, se por acaso eles te ensurdecerem, estarei aqui pra limpar seus ouvidos com cotonetes, hehe!!!
    Seu coração te guia, amiga, e apesar dos pesares, acredite, você brilha!!!
    Bjs
    Martina

    ResponderExcluir
  6. Faço minhas as palavras da Dany!
    Mônica

    ResponderExcluir
  7. ...e logo depois foi matriculada no jj.
    Gostei.

    ResponderExcluir
  8. Mari apenas nao deixe que o AMOR ACABE, isso ja vai ajudar muito! Se precisar pode contar comigo, Força!!!!!!!!
    David Tibaldi Lalli

    ResponderExcluir
  9. Maybe I'm already late here. Rough waters...


    "She was distraught and thought she lost it all,

    And knew her knees wouldn't support her if she falls,

    She knew it was the end of a chapter,

    But what she didn't know was that it would be a beautiful story after,

    She endured sleepless nights and continuous tears,

    ANd held a silent tongue concealing all her fears,

    She trusted no man but God, and herself,

    Even though she would have loved someone's help,

    But still she had hope and a light burnt inside like a candle,

    Maybe not bright enough to light up the world but certainly an angle,

    She took great care in making sure that light stayed alive,

    As she believed herself taking the path through the twisted hole,

    Carrying the light, the ray called hope." Unknown Author

    Not an advice... not an impression... at all, just a thought about "rough waters".



    Still got a minute? Maybe this will mean something to you(for a while) - http://youtu.be/IIECz7Y01-U

    Everything is gonna be just fine! Always does.

    Trust your cape!

    *******************************

    I'm your FAN! :D :D

    Rafael...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Spread your arms, hold your breath and always trust the cape...!

      Excluir
  10. Vc me emociona... sempre! Te amo tanto, herma!! Daria uma cama para estar no Camiño neste momento.... nunca pensei que diria isso!! Momentos magicos em familia!

    ResponderExcluir
  11. Mari minha querida professora!
    Falar desse seu texto, bom como sempre tocante e verdadeiro. Suas palavras bem colocadas onde conseguimos enxergar seus sentimentos e como esta esse coraçãozinho!
    "Infelizmente" fui ter aula com você no ultimo semestre da graduação onde ainda durou pouco pois você foi embora, ate hoje milhões de vezes cito com namorado, amigos e colegas minha primeira aula pratica com você sobre MOTIVAÇÃO, me marcou e muito e alem disso vi o quanto você é maravilhosa no que faz e senti a pessoa que é! Porque disser isso? Porque você é importante Mari e tenho certeza que não só para mim, você é especial é diferente e tudo isso pessoas como você passam ! Uma vez me perguntei: " Porque eu tive que ser a mais forte da família? Aguentar os fardos de todos e meus?" Essa resposta vou tendo a cada dia !
    Há algumas semanas em uma academia que trabalho um menino apareceu lá sozinho ( 8 anos) querendo informações sobre a natação que ele queria aprender, fiquei surpresa com a autonomia dele, resumindo na aula teste do mesmo eu explicando a ele o real motivo de afogamento ele me diz assim: " Ai professora que dia é hoje?" E eu disse: " Dia 6 porque?" Ele: " Hoje faz 6 meses que meu pai morreu afogado em uma piscina" Juro eu senti tanta compaixão e queria tanto que ele frequentasse as aulas mas problemas financeiros o impediram por enquanto e no fim ele ainda me disse " Mas sabe professora eu ainda tenho fé " Lendo seu texto me lembrei desse fato!
    Bom foram tantas coisas que senti lendo seu texto e tantas coisas que me vieram para te falar que ja me perdi um pouco nas palavras mas espero que o que senti em te falar tenha chegado até você!
    Deixo essa musica para você, não sei se gosta mas eu adoro e essa deixo com carinho para você:

    http://www.youtube.com/watch?v=mrR8rwk28zE&feature=related

    beijoo fica bem !

    ResponderExcluir
  12. Lindinha obrigada pela presença sempre por aqui!! Adorei ouvir suas palavras e historia...Obrigada também por me lembrar como eu AMO estar em sala de aula e como esses momentos me motivam a estudar mais, a querer mais, mesmo que aqui na França eu nunca tenha dado aula e ninguém tenha noção dessa minha paixão, me lembrar disso com todo seu entusiasmo me deu muita força!! beijo enorme e muito sucesso pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari você é um exemplo para mim em tudo!
      Lendo seus textos me sinto pertinho de você mesmo estando longe! Espero que tenha te dado força sim porque é isso que você merece !!!!! SEJA MUITO FELIZ!
      Saudades!!!

      Excluir
  13. Mari, fui sua aluna (talvez por um breve momento) no Curso de Ciências do Esporte na UNICAMP de Limeira. Apenas ontem (não sei se demorei muito para descobrir seu blog ou se acredito, mais uma vez, que tudo tem seu tempo certo) descobri seu blog.
    Lendo seus textos, me deparo com um trecho que traduz exatamente o que passo (e talvez meu causando um certo "alivio" por saber que o que passo não é tão incomum assim).
    "...me refiro também à minha mãe que desde a separação do meu pai (há uns 10 anos) desistiu completamente de viver. Suas razões para acordar são a falta de calmante para continuar dormindo. E quando acordada suas maneiras de fazer o dia passar são me ligando 30 vezes por hora, dizendo as mesmas coisas e pedindo tudo que não faz sentido."
    Chorei...
    Beijos, Alessandra de Souza

    ResponderExcluir